Will I ever stick to my plans? LOG in IT, SPA, DUT + unexpected languages

Continue or start your personal language log here, including logs for challenge participants
User avatar
guiguixx1
Orange Belt
Posts: 190
Joined: Sat Oct 10, 2015 6:10 pm
Location: Belgium
Languages: French (N), English (C2), Dutch (C1), Spanish (C1), Italian (B2), Esperanto (A2), Portuguese (B2), German (A2), Catalan (passively)
x 238
Contact:

Re: Will I ever stick to my plans? LOG in IT, SPA, DUT + unexpected languages

Postby guiguixx1 » Mon Feb 24, 2020 11:51 am

Eu não escrevi há muito tempo, más isso não quer dizer que não tenha praticado. Não tenho tomado o tempo de escrever aqui más tenho pratico o italiano e o português todos os dias já ha meses. Eu acho para eu melhorar o fala, isso deveria ser o mais importante e escrever seria só para quando tenho tempo. Agora continuo a ler regularmente para manter o vocabulário e a gramatica em ambas as línguas. Agora estou acabando o Harry Potter 1 no português, depois ainda tenho o 2 e o 3. Para o italiano, fui a Roma e aí falei bastante e também comprei 17 livros, assim tenho bastante livros para toda a minha vida, e tenho bastante diversidade. Trovei "It", essa historia com um clown. Assisti os dois films e eu gostei, então achei poderia tentar, más o livre é muito longo

Agora continuo a fazer intercambio, más menos que antes porque o meus intercâmbios não têm muito tempo livre. Recentemente fiz um intercambio com un amigo da America latina e a gente falou no espanhol e português (uma lingua que ele fala muito bem), e a gente falou uma hora cada lingua, então vejo que já posso comunicar bem nas 6 línguas. Para o italiano, também fiz um intercambio para uma hora o vi que tenho o B2, o nível que queria ter e que agora devo simplesmente manter.

Não tenho um plan especial para praticar e melhorar as minhas línguas, más tento sentir português e italiano cada dia, também ler e falar um pouco. Acho isso é bastante para manter.

Eu gostaria também assistir algumas series e a novidades. Por agora assisto coisas no youtube, coisas que eu assistiria no inglês o francês mesmo. O que já é muito...
2 x
Language learning and teaching website as a French teacher of Dutch and English: cameleondeslangues.be

User avatar
guiguixx1
Orange Belt
Posts: 190
Joined: Sat Oct 10, 2015 6:10 pm
Location: Belgium
Languages: French (N), English (C2), Dutch (C1), Spanish (C1), Italian (B2), Esperanto (A2), Portuguese (B2), German (A2), Catalan (passively)
x 238
Contact:

Re: Will I ever stick to my plans? LOG in IT, SPA, DUT + unexpected languages

Postby guiguixx1 » Wed Apr 01, 2020 5:58 pm

Um mes sem escrever nada aqui, mas um mes fazendo muitas coisas!

Durante o mes de março, eu pratiquei muito minhas línguas e de maneiras muito diversas (vídeos no YouTube, leitura de partes de livros e artigos, muitos intercâmbios com a minha amiga brasileira (único problema : a gente fala muito de línguas e dos mesmos assuntos, o que agora é um problema porque usamos sempre as mesmas palavras que a gente já conhece.
A gente faz esses intercâmbios bastante frequemente : algumas vezes cada semana, e entre 1 e 2 horas cada vez.

Eu dediquei muito tempo assistindo video no YouTube, têm tantos canais interessantes no Português: Recentemente, obrigado à minha amiga, encontrei o canal do "Você sabia?", que eu acho muiiiito interessante, bem feito e bastante fácil de entender, apesar do vocabulário estiver, às vezes, difícil quando você ainda não conhece o jeito bem. Tem também outros canais interessantes que sego muito mas não vou falar disso agora.

Depois de esse mes praticando muito o português, começo a quer mudar de línguas e estudar de nuovo o esperanto, mas não quer arriscar perder o português. Agora estou mantendo 6 línguas e tenho medo de perder isso (no passado, nunca tinha conseguido manter mais de 4 línguas). Não sei se teria bastante tempo para manter 6 e aprender uma nova língua. Por isso, achei melhor continuar com o português e o italiano para chegar num nível um pouquinho mais alto (C1 no português), porque não sei se, com a minha situação actual, seria uma boa ideia. No passado, cada vez que aprendi uma língua e queria começar uma outra língua (porque me senti bem com os meus conhecimentos), esqueci essa língua aprendendo a nova. Por agora, isso ainda não está acontecendo com o italiano e o português, que são as línguas "activadas" mais recentes que tenho. Não quero tomar o risco de perder-os.
2 x
Language learning and teaching website as a French teacher of Dutch and English: cameleondeslangues.be

User avatar
guiguixx1
Orange Belt
Posts: 190
Joined: Sat Oct 10, 2015 6:10 pm
Location: Belgium
Languages: French (N), English (C2), Dutch (C1), Spanish (C1), Italian (B2), Esperanto (A2), Portuguese (B2), German (A2), Catalan (passively)
x 238
Contact:

Re: Will I ever stick to my plans? LOG in IT, SPA, DUT + unexpected languages

Postby guiguixx1 » Sat Apr 18, 2020 7:34 pm

Bom, tinha achado fazer um documento Excel para escrever quantas páginas li e de quê livro e em quê língua, mas com a variedade de atividades que faço, acho será mas prática colocar tudo aqui. Alias, escrever aqui é mais uma oportunidade para continuar a escrever :)

Então, hoje, fiz o seguinte :

Em português:

1) li 10 páginas do livro Harry Potter 2, quero ler 10 páginas todo dia.
2) Li e analisei a correcção que a minha amiga brasileira fez de dois textos que tinha escritos ontem
3) Assisti uns videos do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA

In italiano:
1) Ho fatto un Tandem con un mio amico italiano, que sta vivendo in Alemania, 30 minuti italiano, 50 minuti francese (dopo le 30 minuti di francese, abbiamo continuato a parlare perche la conversazione era diventata davvero interessante e non abbiamo pensato a cambiare più di lingua haha)

Non avevo praticato l'italiano da tempo, perche sto concentrando il mio tempo sul portoghese, ma dunque ho l'impressione di cominciare a perdere l'italiano. Perciò, ho cominciate un'enciclopedia, chiamata "Storia illustrata del ventesimo secolo", che avevo comprata in Roma. Avevo già cercato di leggere gli altri libri di Roma, ma sono tutti libri con un livello di lessico avanzato, troppo preciso...

Sto cercando serie o canal youtube in italiano ma non ne trovo molte... Se qualcuno ha dei idee, gli voglio con piacere :)
1 x
Language learning and teaching website as a French teacher of Dutch and English: cameleondeslangues.be

User avatar
guiguixx1
Orange Belt
Posts: 190
Joined: Sat Oct 10, 2015 6:10 pm
Location: Belgium
Languages: French (N), English (C2), Dutch (C1), Spanish (C1), Italian (B2), Esperanto (A2), Portuguese (B2), German (A2), Catalan (passively)
x 238
Contact:

Re: Will I ever stick to my plans? LOG in IT, SPA, DUT + unexpected languages

Postby guiguixx1 » Wed Aug 05, 2020 5:40 pm

ITALIANO:

Ha passato molto tempo dal mio ultimo messaggio ma sono felice di dire che non ho perso il mio tempo!

Adesso sto praticando tutte le mie lingue ogni giorno!

Oggi col'italiano ho cominciato a leggere un libro chiamato "Che Guevara : Il pensiero ribelle". Solo ho cominciato, dunque ho letto 4 pagine. Solo volevo praticare la lingua un po'.

ESPERANTO:

Tio estas la unha fojo, ke mi skribas esperante cxi-tie. Mi reeklernis la esperanto kelkaj semajnoj estintece. Cxiutago mi legas dua pagxojn de historio cxe Lernu. Hodiau mi komincis "Eta historio de Esperanto" kaj hierau mi finis "Kio Okazis?".

ESPANOL:

Bueno, tengo que admitir que el español es el idioma que uso menos. Normalmente solo hablo unos quantos minutos cada día. Hace dos día leí unas páginas de un libro que había empezado hace meses. Hoy tenía que hacer un intercambio pero el chico todavia no se ha conectado. El intercambio era hace unas horas...

NEDERLANDS:

Ook al is het Nederlands een taal die is heel goed ken, en die ik dus niet zou moeten behouden, of zelfs dagelijks beoefenen, is mijn doel het C2 niveau. Daarom gebruik ik het dagelijks met een verscheidenheid van materiaal en activiteiten : ik begin elke dat met naar het nieuws te kijken, alsook een fragment van een documentaire (momenteel over de Holocaust). Daarna lees ik 10 paginas van een boek dat heet "Kinderen van de Holocaust", omdat ik dit onderwerp interessant vind. Later in de dag lees ik nog één bladzijde van een krant én van een tijdschrift. Ik noteer ook de woordenschat, die ik wat vaker zou moeten studeren, of op zijn minst herlezen.

PORTUGUES:


Não procuro de praticar o português, porque é uma língua que já faz parte na minha vida. Escrevo todo dia um pouco, e talvez assisto videos no YouTube. Também gosto de falar um pouquinho, então mesmo sem ler, uso a língua.
Alguns dias, leio algumas paginas do livro que já estava lendo há meses : O clube da 5 da manhã, e isso é um prazer, porque ler em português já não é uma dificuldade :)

Deutsch:

Ich habe zeit ein paar Tagen begonnen Deutsch zu schreiben aber es ist einfarer für mir es zu sprechen, also ich habe nicht viel Erfahrung Deutsch zu schreiben... Ich versuche Tandems zu tun und jeden Tag spreche ich ein bisschen Deutsch. Ich Schaue auch dokumentaire und series an auf Netflix.

ENGLISH:

I had decided never to use English here, but since I'm making my very first post in so many language....

English is a language I never try to practice or to improve. I just naturally use it, like everyone here, mostly through videos and a few articles I read on the internet. Today I read one on Covid. There still are words I don't know (and that will always be the case, even in my native French), but I'm too lazy to look up the translation since I'll most probably never use these low-frequency words anyway.

FRANCAIS:

Et pour couronner le tout, un peu de français, et je pense que c'est environ la 1e fois que je l'écris sur ce forum, étant donné que c'est ma langue maternelle et que je n'ai aucunement besoin de le pratique, mais sait-on jamais que parmi vous, lecteurs, se trouver une personne qui voudrait la pratiquer en me lisant.

En soit, tout ce que je fais de particulier avec le français, c'est lire 30 pages tous les soirs, avant de me coucher. Pour le moment, je lis "Demain les chats", qui est le 1e livre de la dernière trilogie de Bernard Werber, qui est mon auteur français préféré. A force de lire 30p en français tous les jours, j'avance petit à petit dans les livres que j'ai encore dans ma bibliothèque, et j'ai d'ailleurs assez de lecture jusqu'à ma mort ^^'
1 x
Language learning and teaching website as a French teacher of Dutch and English: cameleondeslangues.be


Return to “Language logs”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests